Saiba como o exercício pode ajudar a evitar acidentes e quedas de idosos em casa

12 de dezembro de 20170Notícias

IGGPE-Noticia-cuidados-1200x894.jpg

Saiba como o exercício pode ajudar a evitar acidentes e quedas de idosos em casa

12 de dezembro de 2017 0

Eles devem ser estimulados na prática de atividade física e orientados em programas que tragam benefícios fisiológicos além de contribuírem para convívio social e higiene mental, diz fisiologista

Uma das grandes preocupações com os idosos é prevenir quedas. Para o indivíduo de idade avançada, uma queda geralmente significa um acidente com consequências graves. Raramente um acidente como este para o idoso não provoca uma fratura ou problema mais sério. Prevenir é até uma obrigação de quem lida ou cuida dos entes queridos com idade mais avançada e requerem cuidado.

Certamente, uma das preocupações é proporcionar ao ambiente de convívio e circulação habitual do idoso, recursos capazes de prevenir acidentes como alças de apoio, circulação livre de obstáculos, além do cuidado com tapetes, passadeiras e etc.

O fator fisiológico determinante da perda de autonomia e de maior incidência de quedas no idoso, é sem dúvida a perda de massa muscular e a consequente perda de força. Quando este processo, que é acelerado pelo desuso, é acompanhado da perda de massa óssea (osteoporose) o risco de quedas e fraturas é ainda maior.

A fratura do colo do fêmur, acidente com grande prevalência em idosos, costuma ocorrer como consequência da existência do quadro associado de osteoporose e sarcopenia (perda de massa muscular). Acredita-se que o idoso sofra a queda como consequência da fratura e não a fratura como consequência da queda. Em outras palavras, os ossos são porosos e os músculos são fracos, e o peso corporal que geralmente está aumentado pelo sobrepeso, provoca a fratura e gera a queda.

Fonte / Leia mais em GloboEsporte.


Fundado em 2009, com o objetivo de oferecer atendimento integral e humanizado aos idosos a partir dos 60 anos de idade, o Instituto de Geriatria e Gerontologia de Pernambuco (IGGPE) atua em prol do envelhecimento saudável da população, com qualidade de vida e autonomia, com abordagem multidisciplinar e foco na prevenção.

Facebook

IGGPE

IGGPE 2022