Qualidade de vida na terceira idade é tema de projeto

24 de fevereiro de 20160Notícias

not003.jpg

Qualidade de vida na terceira idade é tema de projeto

24 de fevereiro de 2016 0

Ativa Idade quer estimular pessoas com mais de 60 anos a praticar exercícios. Mas não só. Com palestras, webséries, canal digital, eles poderão refletir sobre a importância da atividade física para viverem com saúde

Envelhecer pode significar bem mais do que aposentadoria. Pode ser sinônimo de busca pelos prazeres da vida, pela boa alimentação, por atividades físicas e (por que não?) por sexo. Com o intuito de levar pessoas com mais de 60 anos a refletirem sobre o assunto e, como consequência, mudar de atitudes, a Unimed Fortaleza, em parceria com O POVO, lança hoje o projeto Ativa Idade, que prevê quatro encontros para tratar da qualidade de vida da pessoa idosa. Para participar, é necessário ser cliente Unimed Fortaleza.

As inscrições são gratuitas e as reuniões acontecem todas as sextas-feiras, a partir de hoje até o próximo dia 17 de fevereiro com temáticas variadas: exercícios físicos adequados, luto e a síndrome do ninho vazio, alimentação balanceada, uso prático da tecnologia no cotidiano são algumas das temáticas. Por fim, haverá uma festa de Carnaval. “O projeto quer unir o espaço da Medicina Preventiva, da Unimed, que atende diversos públicos, desde grávidas a pessoas obesas, com o cotidiano da pessoa com mais de 60 anos”, diz Raquel Lima, supervisora de Marketing da Unimed.

O projeto inclui webséries (documentário em curta metragem para a internet), com a produção da O Positivo Filmes e curadoria do Núcleo Audiovisual do O POVO. Os temas já foram definidos: Colheita, primeiro vídeo que conta a história de uma empreendedora com mais de 60 anos; Só na atividade, com atletas idosos; e Dois, que fala do amor entre pessoas com mais de 60 anos em várias nuances, desde longos relacionamentos até viúvos em busca de um novo amor.

Uma nova coluna, em quatro edições, será publicada em fevereiro no caderno Ciência&Saúde do O POVO. Os temas da Ativa Idade, mesmo nome do projeto, devem ser escolhidos a partir de um blog que estreará no O POVO Online no segundo mês do ano. O espaço deve discutir os desafios e as alegrias de quem ultrapassa a faixa etária.


Fundado em 2009, com o objetivo de oferecer atendimento integral e humanizado aos idosos a partir dos 60 anos de idade, o Instituto de Geriatria e Gerontologia de Pernambuco (IGGPE) atua em prol do envelhecimento saudável da população, com qualidade de vida e autonomia, com abordagem multidisciplinar e foco na prevenção.

Facebook

IGGPE

IGGPE 2022